Você está aqui: Página Inicial / Censipam colabora com operação em terra indígena Karipuna

Notícia

Censipam colabora com operação em terra indígena Karipuna

Operação SOS Karipuna combateu a grilagem de terras indígenas e o comércio ilegal de madeira

Censipam forneceu informações de geointeligência para a operação

Censipam forneceu informações de geointeligência para a operação

Porto Velho, 19/06/2019 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) colaborou com a Polícia Federal (PF) durante operação realizada nesta segunda-feira (17/6), na terra indígena Karipuna, em Rondônia.

Chamada de S.O.S Karipuna, a operação tem o objetivo de combater a extração ilegal de madeira, além do loteamento e a comercialização de terras na área indígena.

O Censipam auxiliou a operação fornecendo informações de geointeligência, com imagens de indicativos de áreas recém desmatadas e degradadas. Durante a operação, o Censipam também forneceu terminais de comunicação via satélite (VSAT) para auxiliar as ações.

A terra indígena Karipuna é uma área de proteção federal de 153 mil hectares, abrangendo os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré. Com as análises de imagens do Censipam, foi constatada a intensa atuação de madeireiros e grileiros na região, com cerca de 11 mil hectares já destruídos.

Também participaram da operação o Ministério Público Federal, Exército Brasileiro, Ibama, Funai, Polícia Militar Ambiental, Força Nacional de Segurança Pública e Receita Federal.