Você está aqui: Página Inicial / Censipam capacita PRF e Marinha para uso de drones em operações

Notícia

Censipam capacita PRF e Marinha para uso de drones em operações

Com atualizações tecnológicas no mercado, demanda pelo curso é crescente

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Censipam capacita PRF e Marinha do Brasil para o uso de drones em operações

Censipam capacita PRF e Marinha do Brasil para o uso de drones em operações

Porto Velho, 06/05/2019 - O Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) realizou, de 29 de abril a 03 de maio, o curso básico de operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft: RPA) para agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil e servidores do Censipam. O curso tem o objetivo de capacitar servidores no manuseio de RPA em atividades em campo. Esta é a primeira turma da PRF e da Marinha a realizar curso no CR-PV.

O curso é composto de oito horas de fundamentação teórica, ministrada no laboratório de informática do CR-PV. Também foram realizadas 32 horas de atividades práticas no Parque Natural de Porto Velho e em outros espaços que simulam ações da PRF e Marinha.

Durante a instrução prática, foram realizadas simulações de missões de inteligência e de reconhecimento, além de operações de vigilância de alvo móvel. Os alunos também treinaram operações noturnas em área urbana e rural e simulações de missões em campo.

Esta já é a sétima turma conduzida pelo o analista Mario Fraga, do CR-PV. O servidor explica que o Censipam busca atender às demandas dos órgãos, que é crescente. “Com as atualizações tecnológicas no mercado, o curso está cada vez mais requisitado por órgãos que realizam trabalhos em campo”, afirma o analista Mario Fraga.

Na cerimônia de encerramento, o gerente do CR-PV, Roseval Serrado, participou da entrega dos certificados e parabenizou os participantes do curso.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPA é uma das ferramentas utilizadas pelo CR-PV para realizar levantamentos de altimetria para cálculos de terreno do projeto SipamSAR. As imagens são usadas para validação de polígonos de desmatamentos e para missões ligadas à Inteligência.

registrado em: , , , , , ,