Você está aqui: Página Inicial / Censipam busca parceria com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Notícia

Censipam busca parceria com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Instituições buscam acordo para compartilhamento de infraestrutura de rede de comunicações

Por Willian Cavalcanti

Censipam busca parceria com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Censipam busca parceria com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Brasília, 16/07/2019 – Visando a uma parceria estratégica para levar rede de comunicações a locais de difícil acesso na Amazônia, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) se reuniram nesta terça-feira (16/7), em Brasília (DF).

O objetivo das instituições é realizar um acordo de cooperação para compartilhamento de infraestrutura de rede de comunicações. A partir da conexão à rede RNP, comunidades de pesquisa, como universidades e institutos científicos, poderão ter acesso direto aos dados coletados pelos sensores e radares do Censipam na Amazônia.

O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, explica que, além de fornecer os dados de formas mais simples, o Censipam passa a acessar uma rede de internet segura e de alta velocidade. “A partir desse acordo, tornamos o serviço mais barato e de melhor qualidade, por meio de um modelo associativo de rateio de custos e manutenção”, disse.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação.

A RNP conecta universidades, hospitais e empresas que podem ter pesquisas e projetos comuns. “Ao entrar para a nossa rede, o Censipam se torna uma instituição de fomento à pesquisa e pode até criar sua própria rede de colaboração conjunta”, explica o diretor da RNP.