Você está aqui: Página Inicial / Censipam busca parceria com instituto de estudos socioeconômicos de Goiás

Notícia

Censipam busca parceria com instituto de estudos socioeconômicos de Goiás

Intenção é que o IMB seja parceiro no projeto de estruturação de banco de dados do Censipam

Por Willian Cavalcanti

Diretoria do IMB visitou Censipam em Brasília

Diretoria do IMB visitou Censipam em Brasília

Brasília, 24/09/2019 – Visando parceria para desenvolvimento de sistema para estruturação de banco de dados, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) recebeu a diretoria do Instituto Mauro Borges (IMB) nesta terça-feira (24/9), em Brasília (DF).

Órgão do governo de Goiás, o IMB realiza pesquisas e estatísticas nas áreas de economia, geoprocessamento, geografia e ciências sociais. O instituto atua na produção e sistematização de informações sobre aspectos socioeconômicos e territoriais do estado de Goiás.

Analistas do Censipam visitaram em agosto a sede do IMB em Goiânia e conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela instituição. A intenção é que sejam realizados cursos tanto pelo Censipam quanto pelo IMB para capacitação do pessoal de ambos os órgãos.

“Acreditamos que a expertise do IMB possa ser bastante útil na conclusão do projeto Panorama, que busca a organização do banco de dados e de informações geoespacializadas produzidas pelo Censipam”, afirmou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

“Fomos muito bem recebidos e ficamos impressionados com o trabalho do IMB. As ferramentas e processos utilizados serão de extrema utilidade para o projeto Panorama. Estamos em pleno desenvolvimento do projeto e esperamos colocar a primeira versão do geoportal no ar em dezembro”, afirmou o analista Luiz Bueno, do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV).

Durante a reunião, o gerente de dados estatísticos do IMB, Bernard Silva, apresentou os sistemas de bancos de dados, estatísticas e mapas desenvolvidos pelo IMB, que fornecem subsídios para conhecimento da realidade física, econômica e social de Goiás. A apresentação foi transmitida, por videoconferência, para os Centros Regionais do Censipam em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA).

“Temos todo interesse em estreitar essa parceria no que pudermos contribuir. Fico feliz com essa ideia de via de mão dupla. Acho que temos bastante a aprender também”, afirmou o diretor-executivo do IMB, Cláudio André Nogueira.