Você está aqui: Página Inicial / Censipam busca aprimorar parcerias com Exército Brasileiro

Notícia

Censipam busca aprimorar parcerias com Exército Brasileiro

Instituições já realizam projetos em conjunto e buscam aprimorar ações em diversas frentes

Por Willian Cavalcanti

Militares do EME e do Coter acompanharam apresentação do Censipam

Militares do EME e do Coter acompanharam apresentação do Censipam

Brasília, 30/10/2018 – Com o objetivo de estreitar parcerias para o desenvolvimento de projetos para o monitoramento e vigilância da Amazônia, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentou, nesta terça-feira (30/10), o trabalho da instituição para o Estado-Maior do Exército (EME) e para o Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército Brasileiro.

As instituições debateram formas de aperfeiçoar a parceira com uso de sistemas desenvolvidos pelo Censipam na proteção e vigilância da região amazônica, com destaque para o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). O chefe do EME, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, e o comandante do Coter, General de Exército José Luiz Dias Freitas, acompanharam a apresentação realizada pelo diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes, e o assessor especial do Censipam, General de Divisão Pedro Ronalt Vieira.

O diretor-geral do Censipam mostrou o trabalho da instituição em operações de inteligência para combate ao desmatamento, garimpo e narcotráfico. Guedes destacou que o Exército Brasileiro é o principal parceiro no projeto Cartografia da Amazônia, que poderá ter uma segunda fase.

O General Paulo Humberto afirmou que o Censipam pode ser um grande colaborador na implantação do Sisfron conduzida pelo Exército. “Conhecemos bem o trabalho do Censipam. O Exército precisa utilizar mais os sistemas que vocês já oferecem”, afirmou o chefe do EME.

“Estamos criando um sistema que irá integrar diversos bancos de dados de imagens. E isso tudo estará disponível em uma única plataforma na internet”, explicou o general Ronalt. Ele disse que as ferramentas de monitoramento territorial estão evoluindo.

O General Freitas afirmou que a intenção é aumentar a integração técnica em relação ao Sisfron. “Vamos agendar uma visita do Coter para aproximar o Censipam da implantação do Sisfron. Queremos ter uma colaboração com visão mais técnica”, afirmou o General Freitas.

“O Censipam e o Exército sempre foram grandes parceiros. Buscamos a cada dia reforçar essa aproximação. O trabalho conjunto gera resultados ainda mais significativos”, afirmou o diretor do Censipam.