Você está aqui: Página Inicial / Censipam assina acordo de cooperação com a Secretaria de Meio Ambiente de Rondônia

Notícia

Censipam assina acordo de cooperação com a Secretaria de Meio Ambiente de Rondônia

Por meio de videoconferência, Censipam realizou reunião com o Governo do Estado de Rondônia para dar início à parceria

Parceria prevê o monitoramento de eventos ambientais

Parceria prevê o monitoramento de eventos ambientais

Porto Velho, 03/08/2020 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) assinou, em julho, acordo de cooperação técnica (ACT) com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia com o objetivo de implantar um sistema de gestão territorial no estado. A parceria prevê também o monitoramento de eventos hidrometeorológicos e de garimpos ilegais e pistas de pouso clandestinas em Rondônia.

O Censipam realizou, na quinta-feira (30/07), uma videoconferência com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e com o novo Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Lopes.  O gerente do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV), Roseval Leite, apresentou projetos desenvolvidos pelo Censipam para o monitoramento territorial da Amazônia.

Também foi apresentado o projeto Amazônia SAR, que prevê a instalação de duas antenas nas cidades de Formosa (GO) e Manaus (AM) e que receberão imagens diretamente de satélites nacionais e internacionais. O diretor-geral substituto do Censipam, Rafael Costa, afirmou que os produtos do Censipam estão à disposição da Sedam.

Segundo o coordenador de geociências da Sedam, Diogo Martins Rosa, o acordo técnico com o Censipam permite o compartilhamento das informações geoespaciais de Rondônia, cujo trabalho conjunto contribuirá para o desenvolvimento e o aprimoramento do banco de dados geoespacial do estado.

A reunião contou com a participação do analista de sensoriamento remoto, Henrique Bernini, e da chefe do Setor Operacional substituta, Tânia Baraúna.