Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta trabalho durante Congresso Brasileiro de Meteorologia

Notícia

Censipam apresenta trabalho durante Congresso Brasileiro de Meteorologia

Trabalho desenvolvido pelo Censipam analisou a precipitação pluviométrica na Bacia Hidrográfica do rio Acre

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

Meteorologista do Censipam apresenta trabalho durante Congresso Brasileiro de Meteorologia

Meteorologista do Censipam apresenta trabalho durante Congresso Brasileiro de Meteorologia

Brasília, 03/12/2018 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentou pesquisa sobre a Variabilidade Espacial da Precipitação na Bacia Hidrográfica do Rio Acre no XX Congresso Brasileiro de Meteorologia (XX CBMET), realizado em Maceió (AL), entre 27 e 30 de novembro. O evento contou com palestras e painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais.

O trabalho desenvolvido pelo meteorologista Luiz Alves Neto tem o objetivo de analisar o comportamento espacial da precipitação pluviométrica mensal, trimestral e anual na Bacia Hidrográfica do rio Acre (BHA). Para isso, utiliza dados diários de 2000 a 2018 de estimativa de precipitação por satélite.

“Com a pesquisa, foi possível identificar a variabilidade mensal de precipitação, destacando janeiro como o mês mais chuvoso na bacia e julho como o menos chuvoso. Na análise anual, foi detectado que a região da foz do rio Acre é a que mais chove em média”, explicou Luiz Alves, analista de ciência e tecnologia do Centro Regional de Porto Velho (CR-PV).

Realizado a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Meteorologia tem como objetivo apresentar estudos sobre fenômenos meteorológicos, divulgar pesquisas acadêmicas e mostrar inovações tecnológicas para a área. O evento busca também discutir a relação entre meteorologia e sociedade, propondo o debate sobre o clima atual, suas projeções e a vulnerabilidade climática do século XXI. O evento contou também com a presença do diretor de produtos do Censipam, Péricles Cardim.