Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta projetos para modernização de produtos e infraestrutura

Notícia

Censipam apresenta projetos para modernização de produtos e infraestrutura

Grupos de trabalho estudaram soluções para novos produtos e rede de dados e comunicações do Censipam

Por Willian Cavalcanti

Servidores apresentam resultados dos grupos de trabalho

Servidores apresentam resultados dos grupos de trabalho

Brasília, 22/07/2019 – Servidores das diretorias operacional e técnica do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentaram, na sexta-feira (19/7), os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos grupos de trabalho com o objetivo de modernizar produtos e infraestrutura da instituição.

Reunidos nas últimas semanas no Centro de Coordenação Geral, em Brasília (DF), servidores dos Centros Regionais de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA) discutiram soluções para projetos nas áreas de monitoramento ambiental, banco de dados e telecomunicações.

Segundo o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, a intenção é atualizar serviços e metodologias desenvolvidos pelo órgão. “A participação de servidores dos quatro centro se mostrou bastante produtiva. A partir desse trabalho conjunto, foram desenvolvidos projetos e ideias que irão modernizar os serviços oferecidos para a sociedade”, afirmou Volkmer.

O primeiro grupo apresentou estudo sobre a realização de um mapeamento total da Amazônia a partir de imagens de satélite com radar de abertura sintética (SAR). Segundo o grupo, a partir de agosto, o Censipam passa a utilizar imagens da constelação de microssatélites da empresa finlandesa ICEYE. “A partir da análise das imagens da empresa é que será possível dizer quando o ‘T Zero’ poderá ser concluído”, afirmou o representante do grupo, Ulisses Silva.

Servidores da área operacional também apresentaram as funcionalidades e alterações sugeridas para a nova plataforma do SipamHidro. O sistema incorporou ferramentas de modo a facilitar o acesso às informações pelo usuário.

Também foi apresentado o Projeto Panorama, que tem o objetivo de integrar banco de dados dos produtos e sistemas do Censipam. “A intenção é criar uma solução mais moderna e eficiente, seguindo normas e requisitos técnicos de bancos de dados”, afirmou Luís Bueno. O grupo entregou um cronograma de atividades e orçamento, que já foi prontamente aprovado pela diretoria.

O último grupo apresentou estudo sobre soluções para a rede de telecomunicações do Censipam. O objetivo é migrar o atual sistema de comunicação satelital (VSAT) para um serviço mais eficiente, reduzindo custos de operação e manutenção. Uma das possibilidades é a adesão ao Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que oferece acesso à internet por meio de banda larga (via satélite ou terrestre).