Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta projetos para alunos da Escola de Guerra Naval

Notícia

Censipam apresenta projetos para alunos da Escola de Guerra Naval

Objetivo foi conhecer atividades desenvolvidas nas áreas de geointeligência e monitoramento ambiental e territorial

Por Willian Cavalcanti

Censipam apresenta projetos para alunos da Escola de Guerra Naval

Censipam apresenta projetos para alunos da Escola de Guerra Naval

Brasília, 12/09/2019 – Cinquenta e oito alunos do Curso de Estado-Maior da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil visitaram, nesta quarta-feira (11/9), o Centro Gestor e Operacional do Sistema da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, apresentou o histórico de criação do Sistema de Proteção da Amazônia e a estrutura do Censipam, com três centros regionais em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA) e o Centro de Coordenação Geral em Brasília (DF).

Em seguida, o diretor de produtos, Péricles Cardim, apresentou a infraestrutura implantada pelo Censipam para realizar o monitoramento territorial por meio de imagens de radar de abertura sintética (SAR).

O Censipam adquiriu duas antenas de recepção multissatelital que serão instaladas em Formosa (GO) e Manaus (AM). A partir deste ano, o Censipam passa a utilizar imagens SAR captadas pela constelação de microssatélites da empresa finlandesa ICEYE. As imagens serão recebidas diretamente nas antenas do Censipam.

“A tecnologia SAR pode ser utilizada em diversos fins, inclusive para o apontamento de alvos marítimos e o monitoramento de embarcações e de vazamento de óleo no mar”, explicou o diretor de produtos.

A comitiva era formada por 62 oficiais, sendo 54 oficiais superiores da Marinha do Brasil, quatro oficiais estrangeiros e quatro oficiais da coordenação da comitiva.