Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta projeto Amazônia SAR para Embrapa Ocidental

Notícia

Censipam apresenta projeto Amazônia SAR para Embrapa Ocidental

Censipam utilizará área da Embrapa para instalação de antena de recepção via satélite

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Censipam utilizará área da Embrapa para instalação de antena

Censipam utilizará área da Embrapa para instalação de antena

Manaus, 07/03/2019 - Uma equipe do Centro Regional de Manaus (CR-MN) realizou no final de fevereiro palestra a pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre a instalação de antena do projeto Amazônia SAR em área da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM).

O gerente-regional Bruno Monteiro e servidores do CR-MN explicaram a servidores da Embrapa detalhes do projeto Amazônia SAR, que prevê a instalação de duas antenas de recepção de imagens via satélite, uma em Manaus (AM) e outra em Formosa (GO). Com raio de 7,3 m, a antena poderá receber imagens diretamente de satélites com radar de abertura sintética (SAR) para gerar alertas de desmatamento a órgãos de fiscalização ambiental.

Após estudos técnicos para seleção de sítio mais adequado, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) firmou parceria com a Embrapa para cessão de 400 m2 para instalação da antena. A área está localizada no km 29 da Rodovia Torquato Tapajós (AM-010), no município de Manaus. A autorização de uso é de 40 anos.

Para o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, pesquisador Celso Paulo de Azevedo, “é um privilégio colaborar com o Censipam na proteção e segurança da Amazônia”.