Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta atualização do SipamHidro

Notícia

Censipam apresenta atualização do SipamHidro

Novas funcionalidades foram adicionadas à plataforma que concentra informações sobre a hidrologia da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Coordenador do projeto apresenta novas funcionalidades da plataforma

Coordenador do projeto apresenta novas funcionalidades da plataforma

Brasília, 27/11/2018 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentou nesta terça-feira (27/11), em Brasília (DF), a nova interface do Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico da Amazônia (SipamHidro). O sistema foi criado para fornecer informações de monitoramento dos principais rios que compõe a Bacia Amazônica e gerar alertas sobre enchentes ou secas, por exemplo.

A plataforma do SipamHidro foi aperfeiçoada e traz funcionalidades que buscam integrar as ferramentas já existentes e facilitar o acesso aos dados. “A intenção é que a plataforma seja ainda mais eficiente, fornecendo informações em tempo real por um custo ainda menor”, afirma o coordenador do projeto, Flávio Altieri.

O sistema gera conhecimento a respeito das bacias urbanas e pode prever enchentes e inundações nas principais cidades da Amazônia. Isso possibilita aos órgãos locais, como a Defesa Civil, realizar com precisão o mapeamento das áreas de risco e planejar assistência adequada à população afetada.

Desenvolvido por analistas dos centros regionais do Censipam, o sistema é abastecido por dados fornecidos por órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre outros. Com base nesses dados, o sistema também pode prever eventos extremos e melhorar a eficiência na prevenção e mitigação de danos à população.

“O grande diferencial das informações geradas no âmbito do SipamHidro está na capacidade de se obter informações de forma sistêmica e integrada, além de identificar e dimensionar a extensão do impacto do desastre sobre as áreas atingidas”, explicou o coordenador do projeto.

“O SipamHidro concentra informações que são extremamente uteis para a sociedade. Por meio da ferramenta, os órgãos de defesa civil poderão se antecipar a ameaças que afetam a segurança do cidadão”, afirma o diretor de produtos do Censipam, Péricles Cardim.

Quando estiverem concluídos os últimos ajustes, a nova plataforma estará disponível no portal do Censipam: http://siger.sipam.gov.br:8080/sipamhidro/publico/home.xhtml