Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta aos membros do Consipam propostas para redução do desmatamento

Notícia

Censipam apresenta aos membros do Consipam propostas para redução do desmatamento

Reunião marcou a entrada do Ministério da Agricultura no conselho que define estratégias para proteção e desenvolvimento da Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Censipam apresenta propostas para redução do desmatamento

Censipam apresenta propostas para redução do desmatamento

Brasília, 28/11/2019 – Representantes de oito ministérios participaram, nesta quinta-feira (28/11), em Brasília, de reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam) para conhecer ações empreendidas e debater propostas para o Sipam nos próximos anos.

O encontro teve a presença de representantes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Justiça e Segurança Pública, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Gabinete de Segurança Institucional. Também participou da reunião um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o mais novo membro do conselho.

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, afirmou que é preciso compartilhar responsabilidades para reduzir os índices de desmatamento, que tem crescido nos últimos anos. “Cada órgão e entidade, nos níveis federal, estadual e municipal, tem sua competência específica. O Censipam, como órgão integrador de informações, tem buscado a cada dia reforçar essa parceria para efetivar a sinergia de esforços”, afirmou o diretor-geral do Censipam.

Durante a reunião foi deliberado pelos membros que o Censipam passará a apoiar também o monitoramento da Amazônia Azul. “O Censipam já possui uma grande infraestrutura instalada e, com a entrada em operação das novas antenas de recepção satelital, teremos capacidade também para monitorar o mar territorial brasileiro”, explicou o secretário-geral do Ministério da Defesa e presidente do Consipam, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

“O Censipam desenvolve ferramentas extremamente úteis na proteção da nossa Amazônia. Precisamos buscar novas fontes de recursos e aperfeiçoar o trabalho conjunto de todos que fazem parte do conselho para conseguir resultados ainda melhores”, afirmou Mauro Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional.