Você está aqui: Página Inicial / Censipam apresenta ações do Conselho da Amazônia para o TCU

Notícia

Censipam apresenta ações do Conselho da Amazônia para o TCU

Censipam é o coordenador da Subcomissão de Integração de Sistemas que reúne representantes de oito ministérios


Foram mostradas as ações desenvolvidas pela subcomissão

Foram mostradas as ações desenvolvidas pela subcomissão

Brasília, 14/08/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentou ações da Subcomissão de Integração de Sistemas do Conselho Nacional da Amazônia Legal para auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira (13/8), em Brasília (DF).

Durante videoconferência realizada na Vice-Presidência da República (VPR), o diretor-geral do Censipam, Rafael Pinto Costa, mostrou as ações desenvolvidas pela subcomissão com o objetivo de promover a integração de sistemas de monitoramento territorial, de alertas inteligentes e outras bases de dados. A intenção é criar metodologias unificadas para detecção de desmatamento, queimadas e outras práticas ilegais.

Nesse sentido, o Censipam reúne desde maio uma equipe com dez técnicos de órgãos de fiscalização ambiental para realizar a integração de dados e informações visando otimizar o trabalho das equipes de campo durante a operação de garantia da lei e da ordem (GLO) para combate a crimes ambientais na Amazônia, batizada de Operação Verde Brasil 2.

“O trabalho do Grupo Integrado para Proteção da Amazônia (Gipam) é baseado na análise detalhada de diversas informações já disponíveis em cada órgão. Com a fusão e verificação desses dados, o grupo elabora relatórios que direcionam o planejamento das ações das Forças Armadas e equipes de fiscalização durante a Verde Brasil”, explicou o diretor-geral do Censipam.

A subcomissão também conduz projetos para integração do banco de dados do Censipam, para mapeamento completo da Amazônia por meio de imagens de satélite com radar de abertura sintética (SAR) e a instituição de normas para criação do Sistema de Observação da Terra.

Liderada pelo Censipam, a Subcomissão de Integração de Sistemas conta com representantes da Vice-Presidência da República, Gabinete de Segurança Institucional e dos Ministérios do Meio Ambiente; Justiça; Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Inovações; e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

registrado em: , , , , ,