Você está aqui: Página Inicial / Censipam apoia Ibama para combate ao desmatamento na Amazônia

Notícia

Censipam apoia Ibama para combate ao desmatamento na Amazônia

Censipam emite alertas de desmatamento que auxilia o planejamento de operações do Ibama

Por Willian Cavalcanti

Diretor de proteção ambiental do Ibama visitou Censipam

Diretor de proteção ambiental do Ibama visitou Censipam

Brasília, 01/08/2019 – O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivadi Azevedo, visitou na última sexta-feira (4/10) o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). O objetivo é aperfeiçoar a parceria para fiscalização do desmatamento na Amazônia.

O diretor do Ibama conheceu as ferramentas utilizadas pelo Censipam para monitorar o desmatamento e crimes ambientais, como o radar de abertura sintética (SAR), que não sofre interferência das nuvens. Segundo o próprio Ibama, os alertas de desmatamento emitidos pelo Censipam têm mais de 90% de precisão.

O Censipam também reúne informações de geointeligência e colabora no planejamento e coordenação das ações. “O monitoramento dos crimes ambientais na Amazônia precisa ter uma coordenação estratégica, que envolva os diversos atores governamentais presentes na região. O desmatamento não é um problema só do Ibama, mas de todo o Estado e a sociedade”, disse o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

“A qualidade técnica dos produtos do Censipam é muito alta. Precisamos reforçar essa parceria para aperfeiçoar o trabalho de proteção do bioma amazônico”, afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama.