Você está aqui: Página Inicial / Censipam acompanha voo experimental de Vant suíço na Amazônia

Notícia

Censipam acompanha voo experimental de Vant suíço na Amazônia

O Atlantik Solar, desenvolvido pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, sairá do município de Barcarena e chegará em Melgaço, na Estação Científica de Ferreira Penna.

De 21 a 25 de outubro de 2015, o Censipam participa do acompanhamento do voo experimental do Atlantik Solar -  um VANT (Veículo Aéreo não Tripulado), movido à energia solar -  desenvolvido pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suíça (ETH Zurich) e Swissnex Brasil, que é uma organização de apoio ao governo suíço.

Além dos pesquisadores da Universidade de Zurich, na Suíça, responsáveis pela criação do Atlantik Solar, a equipe no Brasil ainda inclui integrantes da Universidade Federal do Pará, do ICMBio, Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e do Censipam.

A rota está prevista entre os municípios paraenses de Barcarena e Melgaço, onde a Estação Científica Ferreira Penna (ECFP) será o destino final do VANT. Localizada dentro da Unidade de Conservação mais antiga da Amazônia, a Floresta Nacional de Caxiuanã, a Estação Científica, que pertence ao MPEG, servirá de base para novos voos sobre a área ao redor, para que se possa, além de testar o equipamento, recolher dados ambientais sobre o ecossistema amazônico local como informações atmosféricas sobre ventos, umidade, temperatura e radiação em locais nunca mapeados.

Na última terça-feira, o Centro Regional de Belém sediou o Workshop “Sistemas de Ciência e Inovação – Desafios e Oportunidades para Colaboração Internacional. O evento científico faz parte da execução do projeto Atlantik Solar. O embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, e Philipp Oettershaggen, coordenador do Projeto Atlantik Solar, participaram do evento, além do diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes.