Você está aqui: Página Inicial / Bolsistas apresentam projetos de pesquisa em Porto Velho

Notícia

Bolsistas apresentam projetos de pesquisa em Porto Velho

Trabalhos buscam o desenvolvimento de soluções para detecção de descargas atmosféricas e monitoramento remoto de painéis fotovoltaicos

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Trabalhos buscam soluções para detecção de descargas atmosféricas e monitoramento de painéis fotovoltaicos

Trabalhos buscam soluções para detecção de descargas atmosféricas e monitoramento de painéis fotovoltaicos

Porto Velho, 01/02/2019 - Na última quarta-feira (30/1), bolsistas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentaram resultados parciais de seus trabalhos de pesquisa no Centro Regional de Porto Velho (CR-PV).

As apresentações foram acompanhadas pela coordenadora-geral Shirley Cristina dos Santos, o meteorologista Marcelo Gama e outros servidores do CR-PV, que avaliaram o desenvolvimento dos projetos.

A primeira apresentação foi realizada pelo bolsista Denes Luis, que é geógrafo e mestre geografia. Denes apresentou o resultado parcial de sua pesquisa sobre aplicações para produtos desenvolvidos no projeto Amazônia SAR. O bolsista foi orientado por Ana Strava, doutora e chefe do Setor Operacional do CR-PV.

Os bolsistas Artur Salvador e Lorena Guedes apresentaram resultados parciais da pesquisa que pode ter aplicação na área de infraestrutura e defesa do Sistema de Proteção da Amazônia. Ambos são engenheiros eletricistas recém-formados e estão adquirindo experiência profissional e científica junto à equipe da diretoria técnica do CR-PV. Os pesquisadores são orientados pelo analista e doutor na área de desenvolvimento regional Cristiano Amaral, juntamente com o coorientador Edilson Vasconcelos, analista e mestre na área de informática.

Os projetos fazem parte do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Censipam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).