Você está aqui: Página Inicial / Bolsistas apresentam pesquisas sobre contaminação de mercúrio nos rios da Amazônia

Notícia

Bolsistas apresentam pesquisas sobre contaminação de mercúrio nos rios da Amazônia

Pesquisas orientadas por universidades da Amazônia avaliam o impacto do mercúrio em garimpos das principais bacias amazônicas

Os projetos são fruto de Termo de Execução Descentralizada

Os projetos são fruto de Termo de Execução Descentralizada

Brasília, 30/07/2019 - Bolsistas apresentaram na última sexta-feira (30/7), por videoconferência, o andamento dos projetos de pesquisa sobre contaminação de mercúrio realizados no âmbito do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Coordenadores e orientadores acompanharam as apresentações dos projetos que têm o objetivo de analisar a contaminação de mercúrio utilizado pelo garimpo nas bacias do Amapari, Alto Rio Negro, Madeira e Tapajós.

Os projetos são fruto de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Censipam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e visa qualificar recursos humanos para pesquisa científica na região amazônica. As bolsas têm duração de um ano e podem ser renovadas.

“Essas pesquisas geram conhecimento em temas estratégicos para o Censipam. Com os projetos, vamos reunir várias informações e conhecer os impactos do mercúrio nas principais bacias da Amazônia”, explicou a coordenadora da parceria com o CNPq, Edileuza Melo.

Os projetos são orientados por professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Acompanharam as apresentações o gerente regional Roseval Leite, os coordenadores operacionais Paula Ena, Bernardino Simões e Tânia Baraúna, os analistas Henrique Bernini e Luis Alves, o bolsista Vitor Sacramento e a assistente da coordenação Edineura Caldas.

 

registrado em: , , , , , ,