Você está aqui: Página Inicial / BNDES faz acompanhamento do projeto Amazônia SAR

Notícia

BNDES faz acompanhamento do projeto Amazônia SAR

Projeto é desenvolvido com recursos do Fundo Amazônia geridos pelo BNDES

Por Willian Cavalcanti

Servidores do Censipam realizaram uma demonstração financeira e operacional do projeto

Servidores do Censipam realizaram uma demonstração financeira e operacional do projeto

Brasília, 14/11/2018 - Visando dar transparência na execução de recursos do Fundo Amazônia, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou nesta quarta-feira (14/11), em Brasília (DF), um balanço das atividades do projeto Amazônia SAR para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto Amazônia SAR já deu origem ao sistema SipamSAR, que produz alertas sistemáticos com uso de imagens de radar orbital para combate ao desmatamento.

A coordenadora-geral de operações do Censipam, Edileuza Melo, apresentou a demonstração da execução financeira dos recursos do Fundo Amazônia e mostrou um balanço das atividades desenvolvidas, inclusive o seminário de radar orbital realizado em setembro, em Manaus (AM). “Além da participação de renomados especialistas internacionais, tivemos uma grande presença de público, consolidando o seminário como uma referência nessa área no Brasil”, afirmou a coordenadora.

Os representantes do BNDES também conheceram a sistemática de processamento das imagens quem geram os alertas enviados aos órgãos de fiscalização. “Agora estamos aperfeiçoando a automatização do SipamSAR. Com isso, ganhamos em agilidade e temos a possibilidade de observar áreas que foram regeneradas, por exemplo”, afirmou Miguel Archanjo, coordenador-geral do projeto.

A equipe do BNDES também conheceu detalhes sobre a instalação de umas das antenas de recepção via satélite em área do Exército Brasileiro, em Formosa (GO). A outra antena será instalada em área da Embrapa, em Manaus.

“Essa visita ao Censipam nos deixou bastante impressionados. Estamos muito satisfeitos com o andamento dos trabalhos e aguardamos agora a instalação das antenas, que deverá ser o marco maior desse projeto. Cada vez mais vemos a contribuição que o projeto pode dar para o combate ao desmatamento, além de gerar outras externalidades positivas com uso das imagens captadas”, afirmou André Ferro, gerente do departamento de meio ambiente e gestão do Fundo Amazônia.

A apresentação foi realizada no Centro de Coordenação Geral e teve a participação das equipes técnicas dos Centros Regionais do Censipam em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA), que participaram por videoconferência.

Fundo Amazônia
O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia. O Fundo apoia projetos nas áreas de gestão de florestas públicas e áreas protegidas, monitoramento e fiscalização ambiental, manejo florestal sustentável, ordenamento territorial e regularização fundiária.

O Fundo Amazônia é gerido pelo BNDES, que também se incumbe da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.