Você está aqui: Página Inicial / Ato religioso marca confraternização em comemoração aos 20 anos do MD

Notícia

Ato religioso marca confraternização em comemoração aos 20 anos do MD

Durante a cerimônia também foi realizada a entrega do Prêmio Mérito Funcional do Ministério da Defesa

Por Lane Barreto/MD

Servidora do Censipam recebe Prêmio Mérito Funcional

Servidora do Censipam recebe Prêmio Mérito Funcional

Brasília, 26/06/2019 – Cerca de 500 colaboradores, entre militares e civis, participaram, na segunda-feira (24/6), de ato religioso e almoço em comemoração ao 20º aniversário do Ministério da Defesa (MD). O evento ocorreu no Comando Militar do Planalto (CMP), no Setor Militar Urbano, em Brasília.

No Ato Religioso Ecumênico, foi feita a leitura de trechos bíblicos pelos capelães militares e discursos que trataram de fé, fraternidade, união e esperança. A abertura foi conduzida pelo capelão católico, Paulo Roberto Moliterno da Costa, pelo capelão pastor, Capitão-Tenente Firmino Wagner da Silva, e pelo General de Brigada João Denison Maia Correia, representando o segmento espírita.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, agradeceu e parabenizou todos os militares e civis que fazem parte do MD. O servidor civil Wismar Gomes da Silva, com 45 anos de casa, foi convidado pelo ministro e homenageado pelos muitos anos de dedicação ao Ministério.

“Começamos o almoço pela profissão de fé e temos ainda o prêmio de desempenho funcional, o qual está sendo bem representado com vários setores”, declarou o ministro Fernando.

Tahisa Kuck, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), esteve entre os dez servidores condecorados com o Prêmio do Mérito Funcional. “É motivo de bastante orgulho ver os civis desse órgão sendo lembrados numa data tão especial para o Ministério da Defesa”, disse Tahisa.

Em discurso, o ministro da Defesa ressaltou que o MD herda amplo legado vindo das três Forças. “Não são 20 anos, a nossa origem vem da criação do Ministério da Marinha e do Ministério da Guerra, o Ministério do Exército, acrescentados pela nossa Força aérea, então nós vamos completar 200 anos”, afirmou.

A servidora civil Leonor Maria da Silva trabalha há 15 anos na área de gestão de pessoas do Ministério. Leonor ingressou no Exército, em 1978, por meio de concurso público, até ser convidada para assumir o cargo na Defesa. Ela lembra do aprendizado adquirido com os antigos chefes no Ministério e destaca a importância do momento ecumênico. “Em qualquer situação você busca a presença de Deus, é um momento ímpar”, disse.

Há quatro anos o Sargento Jozelei Pinheiro da Silva cumpre expediente no MD. Ele ilustra o aprendizado em trabalhar de forma integrada com outras forças. “A primeira unidade que estou servindo em Brasília é o Ministério da Defesa. Eu servia sempre em tropa e só tinha a visão de Exército. No MD conheci as áreas administrativa, operacional e os exercícios conjuntos com outras Forças”, declarou.

Com informações do Ministério da Defesa
Fotos: Alexandre Manfrim/Ministério da Defesa