Você está aqui: Página Inicial / Temas do Censipam / Sensoriamento Remoto (Notícias) / Contratação do SARscape

Notícia

Contratação do SARscape

Infraestrutura de Software para Processamento de Imagens de Radar Orbital

Contratação do SARscape

  

Infraestrutura de Software para Processamento de Imagens de Radar Orbital

O Censipam optou pela aquisição de licenças do Software SARscape for ENVI. Entre os motivos que levaram a esta decisão estão:

  1. O Censipam detém um grande conhecimento no uso do software ENVI para processamento, análise e interpretação de imagens óticas de satélites de Sensoriamento Remoto.
  2. O SARscape é a solução mais completa do mercado para processamento de imagens de radar, tais como processamento interferométrico (InSAR e DinSAR), polarimétrico (PolSAR) e da Polarimetria e Interferometria (PolInSAR). Apresenta, ainda, diversas funcionalidades para suportar as tarefas de análise e interpretação de imagens como, por exemplo, classificação e segmentação de imagens de intensidade e coerência SAR.
  3. O SARscape, desenvolvido pela empresa SARMAP em parceria com as empresas Aresys e Privateers, dispõe de módulos que permitem processar imagens SAR sob qualquer modo de aquisição.
  4. O SARscape processa dados dos principais satélites radar de interesse do Censipam:

    ALOS PALSAR-1, 2;

    COSMO-SkyMed-1-2-3-4;

    RADARSAT-1 e 2;

    Sentinel-1;

    TerraSAR X-1 e 2 (TanDEM-X); e

    Além disto, ele processa as imagens geradas pelo radar OrbiSAR-1 (bandas X e P), da empresa brasileira Bradar.

  5. Por fim, o SARscape for ENVI faz uso da tecnologia de processamento paralelo usando recursos de placas gráficas (GPGPU), o que torna o processamento de grandes volumes de dados muito mais eficiente.

Pelos motivos expostos, o Censipam optou pela compra direta, por inexigibilidade, do software SARscape for ENVI do único representante brasileiro, a empresa SulSoft.

 

O contrato nº 27/2015 foi celebrado no dia 18 de dezembro de 2015 e contempla:

70 licenças de software SARscape do tipo:

- Basic Bundle – FN (25)

- InSAR Bundle – FN (25)

- Interferometric Stacking Bundle – FN (4)

- Focusing – FN (4)

- Filter – FN (4)

- ScanSAR Interferometry – FN (4)

- Polarimetry & PolinSAR – FN (4)

 

Instalação, configuração, integração e ativação das licenças, tanto no Centro de Coordenação-Geral (Brasília-DF) como nos Centros Regionais em Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

 

Suporte técnico local por 3 (três) anos, tanto no Centro de Coordenação-Geral (Brasília-DF) como nos Centros Regionais (Belém-PA, Manaus-AM e Porto Velho-RO).

Transferência de tecnologia e de conhecimento, tanto no Centro de Coordenação-Geral (Brasília-DF) como nos Centros Regionais (Belém-PA, Manaus-AM e Porto Velho-RO).

Manutenção estendida por 3 (três) anos.

 

Calendário das atividades para fornecimento do software SARscape:


Calendário de atividades