Você está aqui: Página Inicial / Alunos da Escola de Guerra Naval conhecem os projetos do Censipam

Notícia

Alunos da Escola de Guerra Naval conhecem os projetos do Censipam

Objetivo foi conhecer atividades desenvolvidas para o combate ao desmatamento e previsão meteorológica na Amazônia

Censipam recebe alunos da EGN

Censipam recebe alunos da EGN

Brasília, 20/11/2019 – Alunos do Curso de Estado-Maior da Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil visitaram, na última quinta-feira (19/11), o Centro Gestor e Operacional do Sistema da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF). 

O chefe do Núcleo de Integração Institucional (NUIIN) do Censipam, Anderson de Oliveira Mendes, apresentou o histórico de criação do Sistema de Proteção da Amazônia e a estrutura do Censipam, com três centros regionais em Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA) e o Centro de Coordenação Geral em Brasília (DF). 

Os alunos da EGN também conheceram a infraestrutura implantada pelo Censipam para realizar o monitoramento territorial por meio de imagens de radar de abertura sintética (SAR), mencionando a aquisição das duas antenas de recepção multissatelital que serão instaladas em Formosa (GO) e Manaus (AM). As antenas poderão ser utilizadas para o monitoramento da Amazônia Azul. 

Representantes da Coordenação-Gral de Operações, Miguel Archanjo e Cristina Beneditti, apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (Gipam), que reúne representantes de dez órgãos federais para integração de informações e dados visando ao combate a crimes ambientais na Amazônia Legal. 

A meteorologista do Centro Regional do Censipam em Manaus, Jaci Saraiva, apresentou, por videoconferência, como é feita a previsão do tempo e clima da Amazônia. O Censipam utiliza metodologia específica para a região, o que resulta em maior confiabilidade nas previsões.

registrado em: , , ,