Você está aqui: Página Inicial / Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército conhecem produtos do Censipam

Notícia

Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército conhecem produtos do Censipam

Oficiais conheceram a infraestrutura tecnológica e ações de inteligência geoespacial desenvolvidas pelo Censipam

Por Willian Cavalcanti

Oficiais do Exército conhecem produtos do Censipam

Oficiais do Exército conhecem produtos do Censipam

Brasília, 27/09/2019 – Com o objetivo de conhecer produtos e sistemas, uma turma do Curso de Comunicações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) do Exército Brasileiro visitaram, nesta quinta-feira (26/9), o Centro Gestor e Operacional do Sistema da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

O diretor de produtos, Péricles Cardim, apresentou a infraestrutura implantada pelo Censipam para realizar o monitoramento territorial e ambiental da Amazônia por meio de imagens de satélites e outros sensores.

“O Censipam possui uma grande infraestrutura instalada, com antenas e sensores espalhados por toda a Amazônia. Todos os produtos disponibilizados por esses sensores estão à disposição dos nossos órgãos parceiros”, explicou o diretor de produtos.

O coordenador-geral de Inteligência, Raimundo Camargos, apresentou conceitos e a aplicação das ferramentas do Censipam na área de inteligência geoespacial. “Nossos operadores de inteligência são especialistas na análise de imagens óticas ou de radar da Amazônia. Desenvolvemos produtos e atendemos demandas de diversas instituições”, explicou.

Um dos 35 oficiais da turma, o Capitão Rafael Monteiro elogiou o trabalho do Censipam no apoio ao 1º Batalhão de Comunicações de Selva do Exército em Manaus. “As antenas VSAT do Censipam sempre foram de extrema utilidade aos nossos pelotões, fornecendo acesso à internet durante operações como a Ágata e Curare”, afirmou o capitão.